Certificado SSL: cuidado indispensável para o site da sua empresa

Certificado SSL: cuidado indispensável para o site da sua empresa

Você provavelmente tenha escutado nos últimos anos sobre os ataques contra os sistemas de informação do Poder Público. Enquanto as leis do país ainda não dão um diagnóstico claro de como a justiça pode agir para aumentar a segurança na internet, a melhor maneira de sua empresa se proteger dos riscos é obtendo um Certificado SSL.

O SSL é uma tecnologia mundial que permite maior segurança através da criptografia. A conexão entre o navegador e um servidor da web de uma empresa, por exemplo, com certeza terá informações acerca das atividades da empresa.

A quebra desta privacidade é um crime bastante praticado por cibercriminosos. Neste artigo, abordamos a necessidade de sua empresa se certificar de que tem um bom suporte de segurança, para evitar ataques que coloquem em risco a autonomia e segurança financeira da corporação.

Certificado SSL: quando devo usar?

O Secure Sockets Layer, o SSL, já é utilizado por milhares de empresas no Brasil e no mundo. Qualquer indivíduo ou empresa pode requerer a instalação deste certificado digital, para assim dar maior garantia de que seus dados não estão vulneráveis. O aumento dos roubos e sequestro de dados é o maior motivo para que sua empresa use o Certificado SSL.

Se sua empresa tem grande fluxo de informações relevantes, com utilização de lista e documentos de clientes e cadastros de colaboradores, está na hora de você procurar uma empresa que faça a certificação.

Quem pode me oferecer o certificado SSL?

Quando sua empresa precisar de uma certificação digital, é importante que ela se atente para a procedência da empresa que oferecerá este serviço. No mercado, as empresas que fazem a certificação são chamadas de Autoridades de Registro (ARs) e Autoridades Certificadoras (ACs).

Essas empresas são responsáveis pela checagem da identidade da empresa solicitante. Com o pedido feito, a AR irá, então, autenticar as informações repassadas pela corporação e assim conceder o certificado. Depois de certificada, a empresa terá suas informações colocadas no certificado emitido, alcançando maior segurança para atuar em redes.

Eu não sei ao certo se preciso de um certificado de SSL, e agora?

A sua empresa deve ser guiada pela ideia de que segurança nunca é demais. Esse cuidado deve ser exercido para resguardar suas informações, seus colaboradores e o posicionamento de sua marca dentro do mercado.

Até a metade deste ano, a certificação digital SSL alcançou níveis históricos no Brasil. De acordo com o Instituto de Tecnologia da Informação (ITI), o modo de proteção teve uso alavancado no país durante a pandemia do novo coronavírus.

A lógica é que, com maior uso da internet por causa do distanciamento social, navegar na web nunca foi tão sério. Por isso, empresas decidiram instalar o certificado, para que suas atividades fossem cumpridas normalmente, sem maiores contratempos.

Desta maneira, para que sua empresa continue prestando o melhor serviço através da internet, sugerimos que faça o certificado SSL. A vantagem é a proteção dos seus dados confidenciais, tais como:

  • Lista de colaboradores;
  • Informações de transações bancárias;
  • Contratos e outros documentos com assinatura;
  • Dados pessoais de clientes e colaboradores;
  • Logins e senhas.

Como saber se um site é certificado?

Fica fácil você saber se está em um site com Certificado SSL. Assim que você adentra à página, o mais perceptível é o cadeado ao alto da página no lado esquerdo. O cadeado é sinônimo de que sua navegação é segura.

Outro aspecto que pode te mostrar se o site em que você está é certificado é a compatibilidade de rede. Ou seja, é bem difícil que seu navegador rejeite a conexão com uma página certificada. Dessa forma, além da facilidade, há também a segurança oferecida na navegação.

A verificação de navegador é também um indício de página certificada. Se o navegador não for de extrema confiança, muito provavelmente não terá acesso ao site. Isso diminuiu, e muito, o risco, uma vez que os cibercriminosos utilizam de proxys de conexão para atacar as empresas e seus dados.

Certificado SSL é com a gente

Garantimos a proteção de seus dados, além de oferecer às empresas um serviço de procedência na certificação digital. Com o avanço da internet e sua complexidade, as empresas buscam cada vez mais a garantia para suas informações.

O certificado SSL é um cuidado a mais que você terá com tudo aquilo que você construiu dentro da sua empresa.